Vencendo a Procrastinação

Procrastinação é uma palavra complicada de falar e escrever, mas seu significado é simples: deixar tudo pra depois. É uma grande amiga do perfeccionismo, e geralmente um nos leva ao outro. Como é possível uma pessoa ser procrastinadora e perfeccionista ao mesmo tempo? Essa é uma das coisas que faz do ser humano um paradoxo ambulante. Desenvolvemos hábitos estranhos e contra-produtivos, que ficam tão enraizados na nossa rotina que nem percebemos mais.

Se não for agora, então quando?

Como uma erva daninha, a procrastinação cresce dentro de nós a passos lentos. Primeiro,deixamos a dieta para próxima segunda-feira. Depois, deixamos pra escrever aquele livro depois de assistir ‘só mais um’ episódio na Netflix. Quando percebemos, mais um ano se passou e fazemos uma nova lista com as velhas metas.  Mas afinal, por que não cortamos o ciclo vicioso pela raiz e simplesmente começamos algo? Por que precisamos de algo pra colocar a culpa pela nossa inércia.

Veja, eu ia começar a dieta essa semana, mas um colega da firma fez aniversário e comparam um bolo delicioso.
Sim, eu ia voltar a escrever o meu livro, mas saiu a segunda temporada de Stranger Things e eu não aguentava mais esperar!
Esse ano não deu, mas eu garanto que vou ter mais foco ano que vem.

A definição de loucura é fazer a mesma coisa várias vezes e esperar resultados diferentes. Não adianta fazer as mesmas escolhas todos os dias eesperar que, num passe de mágica, alguma coisa vai mudar. Se não tomarmos a firme decisão de dar um passo a frente, estamos nos condenando uma vida semrealizações e significado. Podemos fazer mais do que isso!

Está com medo? Faça mesmo assim

Nunca estaremos 100% prontos para encarar qualquer desafio que seja. Nunca teremos o controle total da situação. Sempre haverá dúvidas, inseguranças, detalhes fora do lugar e contratempos. Ter medo não é apenas normal, como pode ser positivo. O medo geralmente aponta na direção que nos fará amadurecer. Não sabemos o que somos capazes de enfrentar até o que o momento em que isso é necessário. Fazemos descobertas muito interessante nos momentos de tensão entre onde estamos e onde queremos chegar. A mágica sempre acontece do lado de fora da zona de conforto.

Permita-se ser Imperfeita

Sou um ótimo exemplo desse dilema. Meu blog é bem recente e ainda estou engatinhando na blogosfera. Visito outros sites com seus longos arquivos de posts, centenas de visitas diárias, layout impecável. Se eu não me vigiar,começo a me sentir mal por não estar no mesmo ‘nível’ das outras blogueiras. Pior ainda, desanimo de continuar com o blog, já que ainda tenho muito chão pra andar até ter um público cativo. Mais uma vez eu preciso olhar para a minha situação numa perspectiva mais ampla para entender a fase que estou passando, e desfrutar dela o máximo possível.

Deixe a procrastinação para amanhã

Quando queremos mudar alguma parte das nossas vidas, é muito comum cairmos na armadilha da comparação. Olhamos para as pessoas que conseguiram chegar “lá” e nos sentimos desanimados por ainda estarmos “aqui”. Isso não é justo e nem um pouco motivador, pois estamos comparando o nosso “Capítulo 1” com o “Capítulo 50” dessas pessoas. Por algum motivo, colocamos nas nossas cabeças que precisamos de resultados mediatos e sem obstáculos, ou então não vale a pena continuar tentando. Isso é apenas uma crença limitadora que só nos leva ao ressentimento. Em vez de nos sentirmos pequenos e impotentes diante do caminho que nos espera, vamos continuar tentando. Só por hoje vamos tentar, e vem de procrastinarmos nossos sonhos, vamos procrastinar a nossa desistência. Jogar a toalha, só amanhã.

Agora é a sua vez!

Você também deixa as coisas pra amanhã? Gostou das dicas? Passe pra alguém que precisa, ou conte a sua experiência nos comentários 😉

Melhor que Comprar Livros - Vencendo a Procrastinação

5 Comments

  1. Fernanda Rodrigues

    novembro 5, 2017 at 17:16

    Vencer a procrastinação é um exercício diário, uma batalha quase infinita. Acho que ela está potencializada pelo excesso de informação, porque a quantidade exacerbada de notificações acaba nos distraindo das tarefas que pretendemos começar/terminar. Acho que seu post é um norte para todos nós começarmos, ao menos, prestar mais a atenção no quanto estamos sendo eficientes ou não.
    Beijos :*

    1. girladybouvier

      novembro 5, 2017 at 20:45

      Verdade, Fernanda! Quantas vezes eu me distraí com as redes sociais, e quando percebi tinha passado o dia inteiro sem fazer nada produtivo. Precisamos prestar mais atenção no que fazemos com nosso tempo. obrigada pela visita!

  2. Kaila Garcia

    novembro 8, 2017 at 04:15

    Que post maravilhoso! Acho que tudo na vida depende de nós, não tem tempo, não tem nada. Se quer que algo aconteça, levanta e faz por onde. ❤

    http://www.kailagarcia.com

    1. girladybouvier

      novembro 8, 2017 at 14:02

      É isso aí, Karla! As mudanças só dependem da gente. Obrigada pela visita <3

  3. Thaisa

    novembro 25, 2017 at 21:12

    Eu sou de procrastinar, ultimamente tenho tentado melhorar nosso, e é uma das metas para 2018 parar de vez
    …Otimas dicas, parabéns pelo post

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: