Organização para Iniciantes

Se você trabalha ou já trabalhou em um escritório, sabe como é ter papéis e pastas pra todos os lados. Pra você ter uma idéia, eu uso duas mesas extras pra caber todos os documentos dos clientes que estão sob os meus cuidados. Além disso, são e-mails pra enviar, telefonemas pra confirmar os e-mails enviados, relatórios com urgência na entrega (claro, todos eles pedem urgência), chefe perguntando sobre um trabalho de seis meses atrás….Já cansou? Pois é, eu também. Foi por isso que, pra lidar com o nível de informações e responsabilidades do meu dia-a-dia, resolvi que precisava de alguma organização.
Veja bem, eu não sou a Marie Kondo do mundo corporativo. Minha mesa nem de longe se parece com os home offices lindos e estéticos que salvo na minha pasta do Pinterest. E as minhas agendas não decoradas com tipografias e fitas washi tapes – bom, elas foram por uma semana, dá muito trabalho. O que faço é encontrar formas de deixar o meu cérebro menos sobrecarregado, e o meu trabalho mais prático. Entre as coisas que tentei, separei aquelas que funcionam pra mim. E se funciona pra mim, funciona pra qualquer um.
 
Defina suas motivações e siga de acordo
Melhor que Comprar Livros - Dicas de Organização
por @yolanda_vu_
Mudar hábitos exige disciplina e determinação, mas também exige uma motivação específica, um objetivo a alcançar. Queremos alcançar esse objetivo mais do que queremos continuar como estamos. Então, o que você quer alcançar sendo mais organizada? Mais tempo para as pessoas que ama (ou pra si mesma)? Fazer um trabalho mais caprichoso ou ter mais foco nos estudos? Pense no que você quer priorizar, e tome atitudes que te ajudem a melhorar o uso do seu tempo. Os próximos pontos vão falar dessas atitudes.
 
Levante-se e mexa-se – pra arejar a cabeça
Melhor que Comprar Livros - Dicas de Organização
por @sonhoerealidade

Nossas mães sempre reclamam que passamos muitas horas na internet, e quer saber? Elas estão certinhas. Por mais que a gente não queira perder as novidades, passar horas olhando pra uma tela não faz bem. Antes que seus olhos e coluna comecem a reclamar, levante-se da sua mesa e dê uma volta. Vá ao banheiro, beba água ou café na cozinha, se você puder vá para uma área externa respirar um pouco de ar fresco. Melhor ainda se puder fazer um alongamento. Seu corpo e mente precisam de alguns minutos fora do piloto automático.

Descubra seus horários de pico 
 
por @malu_cass

Cada pessoa tem o seu próprio ritmo, e os horários onde nos sentimos mais cansados ou dispostos. Eu, por exemplo, sempre gostei de estudar pela manhã pois é o horário que estou mais disposta. Tenho facilidade pra acordar cedo, e em compensação me sinto mais lenta durante a tarde. Pensa numa pessoa capaz de cochilar por três horas depois do almoço. Por isso não exijo muito de mim mesma quando chega a tardinha e já é difícil manter o foco. E recomendo a você fazer a mesma coisa. Note qual parte do dia você se sente mais disposta para fazer as tarefas mais longas e difíceis. Nada de se cobrar quando sentir a peteca caindo, afinal, somos apenas humanos.

Se quiser ajuda pra definir seu horário de pico, faça esse teste pra descobrir o seu cronotipo e fazer os ajustes possíveis na sua rotina.
Anote tudo, e faça listas, muitas listas
Melhor que Comprar Livros - Dicas de Organização
por @madetoplan

Essa é a dica favorita dos loucos por organização, e não é pra menos! Vivemos num mundo com um fluxo de informações cada vez maior, com mais compromissos e exigências.  Pra não esquecermos de coisas importantes, e não surtarmos ao descobrir que marcamos dois eventos no mesmo horário, usamos a anotação a nosso favor.

Confesso que sou bastante esquecida, e me sinto sobrecarregada quando tenho muitas coisas pra lidar. Por isso ao longo do tempo testei várias ferramentas de organização, mas nenhuma delas me ajudou tanto quanto o Evernote.  Pra quem não conhece, o Evernote é um bloco de notas online, que você pode criar ‘notas’ individuais e salvá-las dentro de ‘cadernos’, organizar em etiquetas e fazer pesquisas internas. É um aplicativo super prático, porque sincroniza tanto no celular como no computador (aplicativo do computador ou na web). As possibilidades de uso são infinitas, além de várias ferramentas interessantes como salvar artigos direto da web e pesquisar palavras em fotos. Hoje em dia, eu tenho uma assinatura anual, mas usei o plano básico por uns três anos sem muitos problemas.
Controle o acúmulo de coisas a sua volta
Melhor que Comprar Livros - home office neutro com cadeira acolchoada com vários livros em volta - foto por jo_rodgers no instagram
instagram: @jo_rodgers

De tempos em tempos, tiro metade do dia para organizar a minha mesa para guardar ou descartar toda a papelada que me rodeia. É comum eu encontrar uma pasta que não mexo há mais de um mês, folhas de rascunho já usadas e papéis de trabalho que já deviam estar guardados. Pode parecer besteira, mas isso é um “lixo visual” que dá a impressão de 8você ter muito mais trabalho do que já tem. O que acha de passar um pente fino na sua escrivaninha e tirar o que você não precisa? Você vai lembrar que tinha mais espaço que antes, e vai poder trabalhar com mais leveza.

Organização requer um passo de cada vez 
 
Seja lá o que você queria incluir na sua rotina, não tente fazer tudo de uma vez só. O ideal é escolher um hábito novo e testá-lo por pelo menos uma semana. Você pode inclusive criar um sistema de pequenas recompensas pra incentivar a sua disciplina. Deixou sua mesa limpa todos dias? Presenteie-se com um item de papelaria que você gosta muito. Celebrar as pequenas vitórias nos lembram que mudamos com um passo de cada vez.
Pra finalizar, deixo esse texto superlegal do blog Eu Organizado da Ana Carolina sobre como superar as dificuldades na hora de organizar
Agora é a sua vez!
Gostou do  post? O que mais você faz pra manter a sua vida mais organizada? Vou adorar ter aprender mais dicas 😉

1 Comment

  1. Kaila Garcia

    outubro 10, 2017 at 19:28

    Sou muito ansiosa e isso me faz ser bem organizada, com tudo. Qualquer coisa fora do lugar me faz ficar incomodada. Já imagina o quanto gostei do seu post, né?
    http://www.kailagarcia.com

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: